Líbia - Kadafi
Líbia - Kadafi

Muammar Kadafi morre após 42 anos no poder da Líbia.

Depois de 42 anos no poder, o ditador da Líbia Muammar Kadafi é morto em tiroteio. O ditador que comandou  o país africano estava desaparecido desde agosto, quando os rebeldes chegaram na capital da Líbia, Trípoli. Kadafi tomou o poder em 1º de setembro de 1969, tomando o poder do rei Idris. Em 1973, aós um fracassado golpe de estado, anunciou uma revolução.

Enquadrado por parte dos Estados Unidos na órbita do terrorismo, em abril de 1986, aviões norte-americanos bombardearam Trípoli e Benghazi. Em 1992, a ONU impôs embargo aéreo pela recusa de entregar aos EUA e ao Reino Unido dois suspeitos do atentado contra um avião na Escócia, em 1988, no qual morreram 270 pessoas.



Em 1999, Kadafi entregou os líbios para que fossem julgados. Em tentativa de aproximação com o Ocidente, em 2002, ele anunciou a detenção de membros da Al Qaeda que eram acusados pelos atentados contra os EUA em 2001. No final de 2010, diplomatas americanos classificaram o líder como "volúvel e excêntrico".

Após a morte de Kadafi a população comemora na Líbia.

Após a morte de Kadafi a população comemora na Líbia.



Em fevereiro de 2011, por causa dos protestos na Tunísia e no Egito que acabaram com seus respectivos regimes, Kadafi enfrentou uma revolta similar e, em menos de duas semanas, a oposição assumiu o controle de 85% do país. Os protestos causaram ao menos 10 mil mortos, situação que provocou, em março, a intervenção militar de uma força internacional da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

 

Fonte: Diário de Santa Maria, edição de sexta-feia, 21 de outubro

 

-Estamos em época de revolução, ditadores caem, a 'democracia' aparece. Estamos vendo o poder nas mãos do povo.  Derrubam-se ditadores, acabam-se guerras e se inicia a paz.-

-Luiza-



Imagens:

https://foicebook.blogspot.com/2011_08_01_archive.htm

https://prosaepolitica.com.br/page/2/

https://www.cognitonews.com/story/aroundtheglobe/2011/libyan-loyalists-flee-to-niger-no-sign-of-kadafi/attachment/kadafi/

https://veja.abril.com.br/noticia/internacional/forcas-rebeldes-capturam-muamar-kadafi-diz-tv-libia