Terremoto deixa mais de 270 mortos e 1300 feridos na Turquia
Na cidade de Van, continuam as buscas por possíveis sobreviventes entre os escombros dos edifícios derrubados pelo terremoto.
Em declarações à rede de televisão "NTV", o presidente da Associação de Busca e Resgate (AKUT), disse que "em poucos dias" todos os destroços serão retirados, o que facilitará a busca por corpos ou pessoas vivas.
Os especialistas consideram que é primordial acelerar as tarefas de busca pois o serviço estatal de meteorologia prevê que as temperaturas podem ficar abaixo de zero grau na região. Também há a possibilidade de chuvas e neve.
Além disso, existe o perigo de mais terremotos, como os mais de 200 que já se ocorreram após o primeiro, alguns deles de 5,7 graus, que devem continuar por pelo menos duas semanas.
O Governo também informou que as equipes de resgate já chegaram a todos os lugares afetados, incluindo os povos e aldeias das montanhas.
O vice-primeiro-ministro Besir Atalay disse que estas localidades foram muito afetadas, mas que o fato do terremoto ter ocorrido durante o dia salvou muitas vidas. O dirigente acrescentou que já começaram a serem enviadas barracas e cobertores à população. E os feridos estão sendo transferidos.
Para amenizar a situação da população atingida, o Governo anunciou uma moratória de um ano para o pagamento de dívidas e impostos dos pequenos empresários e artesãos. Além disso, será concedido crédito a juros zero às pequenas e médias empresas.
No momento, toda a nação está envolvida na ajuda aos desabrigados. E os internautas lotam as redes sociais com informações sobre os pontos de abrigo e de ajuda no leste da Turquia, parte mais pobre do país e onde vive boa parte da minoria curda.
Fonte: https://noticias.terra.com.br/noticias/0,,OI5432303-EI188,00-Vitimas+do+terremoto+na+Turquia+crescem+para+mortos+e+feridos.html
Imagem: https://noticias.terra.com.br/noticias/0,,OI5430693-EI188,00-Terremoto+da+Turquia+foi+sentido+com+forca+no+Ira+mas+sem+consequencias.html